PLS-POLE

O PLS-POLE é um programa poderoso, de fácil uso em ambiente Windows da Microsoft, para análise e projeto de estruturas construídas com postes de madeira, madeira laminada, aço, concreto e em polímero reforçado com fibras (FRP) ou ainda constituídas de mastros modulares de alumínio.

O programa executa verificações de estruturas sob os carregamentos especificados pelo usuário e pode também determinar os respectivos vãos de vento e de peso máximos permitidos.

Praticamente qualquer estrutura de transmissão, subestação ou comunicação pode ser modelada incluindo postes, estruturas em forma de H (H-frame), A (A-Frame) e X (X-frame). Estes modelos são rapidamente construídos a partir de componentes como, postes, braços, estais, traves e isoladores.

O PLS-POLE é o resultado de quase 25 anos de evolução desde os primeiros programas de análise estrutural da Power Line. É o sucessor direto dos populares programas CPOLE, CFRAME, SPOLE, SFRAME, WPOLE, WFRAME e G-MAST. Durante todos os anos de suporte a esses programas, a Power Line refinou continuamente seus algoritmos, interface de usuário e o design do programa. O resultado é o PLS-POLE, uma ferramenta poderosa e abrangente com confiabilidade inigualável e facilidade de uso.

Modelagem Abrangente de Estruturas

O PLS-POLE considera as estruturas como uma coleção dos seguintes elementos:

– Postes em concreto
– Postes em aço
– Postes em madeira
– Postes em madeira laminada
– Polímero reforçado com fibras (FRP)
– Mastros treliçados modulares
– Braços Davit
– Cruzetas
– Estais
– Cabos
– Cintas
– Equipamentos (itens definidos pelo usuário como transformadores, escadas etc.)
– Isoladores (grampo, cadeia, rígido, suspensão, V)

Montar uma estrutura é tão simples quanto selecionar um elemento desejado, de uma biblioteca de elementos disponíveis, e dizer ao programa onde ele será conectado a outros elementos.

O usuário tem toda liberdade para combinar a seu critério os diversos elementos. Isto permite criar arbitrariamente estruturas complexas bem como combinar elementos de madeira, aço e concreto na mesma estrutura.

As bibliotecas dos elementos definem os tamanhos, pesos e resistências dos componentes estruturais padrões. Essas bibliotecas podem ser criadas pelo projetista ou podem ser usadas bibliotecas fornecidas pelos fornecedores dos componentes. O uso de bibliotecas de componentes padrões reutilizáveis, aumenta consideravelmente a produtividade ao reduzir significativamente a quantidade de entradas, o que também reduz a chance de erro.

Análise simples e poderosa por elementos finitos

O PLS-POLE facilita a análise por meio de elementos finitos. Uma estrutura do tipo H no PLS-POLE é introduzida como uma coleção de macros elementos, como postes, cruzetas e tirantes. Estes elementos são selecionados de uma biblioteca onde o usuário do programa entra com as propriedades dos macros elementos como o diâmetro do topo e da base, espessura da parede e formato (redondo, 16 lados …). O PLS-POLE divide automaticamente seus macros elementos em vários elementos de cabo, treliça e viga. Em apenas alguns minutos com o PLS-POLE o usuário pode construir estruturas que levariam dias para modelar em um programa tradicional de elementos finitos.

Uma versão especial do SAPS, mecanismo de análise de elementos finitos, potencializa o PLS-POLE. O SAPS foi desenvolvido especificamente para resolver complicados problemas de linhas de transmissão e de estruturas estaiadas de comunicação que outros programas de elementos finitos não conseguiriam. Por quase 30 anos de uso, o SAPS provou ter um dos melhores dispositivos disponíveis de análise não-linear de elementos de cabos.

O PLS-POLE é capaz de executar análises linear e não-linear de estruturas. A análise não-linear permite a verificação de efeitos P-Delta, com detecção de instabilidades e a verificação precisa das deformações. O PLS-POLE modela estais, cabos e cadeias de isoladores em V como elementos de cabos 3-D.

Esta sofisticada análise funciona mesmo quando os elementos têm grandes deslocamentos como é o caso dos isoladores em V (2-partes).

Conferência pela norma ASCE e outras

Assim que o PLS-POLE tenha calculado as forças e momentos atuantes nas diferentes peças de uma estrutura ele faz comparações com os valores de norma. Os resultados dessas comparações podem ser mostrados em relatórios textos, planilhas ou gráficos codificados por cores.

Tanto a ASCE/SEI 48-11 (anteriormente ASCE manual 72) como outras normas internacionais podem ser usadas para verificar postes de aço e elementos tubulares de aço. Os postes de madeira são verificados em relação à sua tensão final e o estresse da fibra pode ser reduzido com a altura de acordo com ANSI O5.1 (2002, 2008, 2015, 2017). O PLS-POLE detecta a flambagem do poste de madeira por análise não-linear exata, conforme a escolha do usuário, pelo método Gere e Carter, pelo método REA ou por um método programável pelo usuário. Os postes de concreto são verificados de acordo com um diagrama de resistência a momentos. O manual do PLS-POLE descreve como essas verificações são implementadas e lista os critérios adotados.

Além dessas verificações de normas, o PLS-POLE pode calcular pares de vãos de vento e de peso admissíveis para um determinado valor dessa relação, ou melhor ainda, define por inteiro os diagramas de interação entre os vãos de vento e de peso permitidos. A plotação ótima realizada com estes diagramas de interação, resultarão em uma solução mais econômica do que a plotação tradicional onde um único par de vãos de vento e de peso é usado.

Interface gráfica intuitiva

O PLS-POLE faz um extensivo uso de gráficos 3-d para ajudar na visualização da estrutura. Todos os elementos são desenhados com alta precisão de maneira que é possível visualizar a estrutura de qualquer direção tornando aparente qualquer erro de modelagem. Se for detectado uma falha o elemento errado pode ser corrigido com um simples click.

Após uma análise, os elementos são codificados a cores com base nas suas utilizações sendo os elementos sobrecarregados mostrados graficamente em vermelho. Assim esses elementos podem ser editados com um único click. Os elementos sobrecarregados são também apresentados em vermelho nos relatórios textos e nas planilhas.

Tão importante quanto o feedback gráfico são as várias conferências que o PLS-POLE faz nos dados de entrada. O PLS-POLE detecta automaticamente erros de modelagem de estruturas e alerta para dados de entrada duvidosos, reduzindo o tempo de trabalho do usuário.

Interoperabilidade

Mesmo sendo o PLS-POLE um programa autônomo (standalone), a sua configuração aberta permite facilmente fazer interface com outros programas.

O PLS-POLE fornece um arquivo de saída XML bem definido e permite a conexão de pré e pós processadores para um processamento customizado ideal.

Os usuários do programa PLS-CADD para projetos de linhas podem usar o PLS-POLE para preparar os vãos de vento e de peso permitidos ou os arquivos do diagrama de interação para a plotação com otimização (Optimum Spotting). Eles também podem usar as estruturas do PLS-POLE e plotá-las em uma linha. O PLS-CADD pode calcular o carregamento em uma estrutura em uma locação específica e mostrar os resultados de uma verificação do PLS-POLE nessa condição.

Os resultados do PLS-POLE são apresentados em uma combinação de vistas gráficas, vistas em planilhas e relatórios textos. Todas estas informações podem ser exportadas facilmente para outros programas. Os resultados gráficos podem ser salvos em arquivos DXF compatíveis com a maioria dos sistemas CAD. Resultados em forma de planilhas podem ser colados em programas de planilhas, exportados para bases de dados compatíveis com o padrão ODBC ou salvos em um arquivo XML. Os resultados em texto podem ser customizados pelo usuário e salvados em arquivos ou colados em programas de processamento de textos.

Resumo das Características:

  • Roda em ambiente Windows 10 ou 11 (x64)
  • Programa especializado para a análise e projeto de estruturas de transmissão, distribuição e subestação compostas de madeira, madeira laminada, FRP, postes de aço e concreto ou mastros de alumínio modulares (postes individuais, estruturas-H, estruturas-A, estruturas-X …)
  • As estruturas podem ser constituídas de elementos (componentes) padrões reutilizáveis que estão disponíveis em bibliotecas. O usuário pode facilmente criar suas próprias bibliotecas ou obtê-las de um fabricante
  • Os modelos de estruturas são construídos interativamente usando menus interativos e comandos gráficos
  • Geração automática do modelo básico de elementos finitos da estrutura
  • Opções de análise de elementos finitos lineares e não-lineares
  • Implementa a edição de 2017 do ANSI O5.1, incluindo a redução do estresse de fibra com a altura
  • Os postes de madeira podem ser selecionados de acordo com a norma ANSI O.5
  • Os postes de aço podem ter seções transversais circulares, de 4, 6, 8, 12, 16 ou 18 lados, regulares, elípticas ou estabelecidas pelo usuário (orientações de plano para plano ou de ponta a ponta)
  • Análise e projeto da placa de base para postes de aço
  • Os postes de aço e concreto podem ser selecionados de tamanhos padrões disponibilizados por fabricantes
  • Seleção automática do tipo de poste
  • Otimizador do formato do poste de aço que leva em consideração as tensões e deflexões admissíveis
  • Otimizador da posição de cruzetas
  • Capacidade para especificar rotações de postes ao nível do solo.
  • Capacidade para modelar deslocamentos da fundação
  • Pode opcionalmente modelar a rigidez da fundação
  • Os estais são facilmente manipulados (modelados como elementos exatos de cabos em análises não lineares)
  • Distribuição automática de cargas em isoladores de suspensão em duas partes (cadeias em V, V horizontal, etc.)
  • Verificações de projeto pelas normas ASCE, AS/NZS 7000 ou por outros requisitos
  • Cálculo automático de cargas mortas e de vento
  • Carregamento automático na estrutura (vento, gelo e coeficientes de arrasto) de acordo com:
    • – ASCE 74-1991, 2009
    • – NESC 2002, 2007, 2012, 2017
    • – IEC 60826: 2003
    • – IS 802: 1995, 2015
    • – EN50341-1: 2001 e 2012 (CENELEC)
    • – EN50341-3-2:2001 (Belgium NNA)
    • – EN50341-3-9: 2001 e EN50341-2-9: 2015, 2017 (UK NNA)
    • – EN50341-3-17: 2001 (Portugal NNA)
    • – AS/NZS 7000: 2010
    • – ESAA C(b)1-2003 (Australia)
    • – TPNZ (New Zealand)
    • – REE (Spain)
    • – Russian-7th
    • – ISEC-NCR-83
  • Detecção de flambagem por análise não-linear
  • Fácil de interpretar resumos de textos, planilhas e gráficos
  • Determinação automática de vãos de vento e de peso admissíveis
  • Determinação automática dos diagramas de interação entre os vãos de vento e de peso permitidos
  • Rastreamento automático dos números de peças e custos
  • Manual do usuário detalhado com exemplos
  • Manual do usuário on-line/eletrônico, vinculado, para fornecer ajuda adequada (também disponível em francês)
  • Interface do usuário disponível em inglês, francês e espanhol
  • Unidades US ou SI (métricas)
  • Poderoso módulo gráfico (os membros são codificados por cores conforme o carregamento)
  • Seleção gráfica de juntas e componentes que permite a edição e a verificação gráfica.
  • Os postes podem ser apresentados como linhas, contornos ou podem ser renderizados como superfícies poligonais em 3-d
  • Desenhos de projeto em CAD, blocos de títulos, bordas de desenhos ou fotos podem ser anexados ao modelo de estrutura
  • Pode ser conectado diretamente ao programa PLS-CADD de projeto de linhas
  • Geração automática de arquivos de estruturas para o PLS-CADD

Veja mais informações diretamente do website da Power Line Systems: https://www.powerlinesystems.com/plspole