Produzido pela POWER LINE SYSTEM (PLS), a maior desenvolvedora de software voltado para projetos de linhas aéreas de energia, padrão da indústria mundial, o PLS-Distribution é uma versão simplificada do PLS-CADD e do PLS-POLE voltada especificamente para redes de distribuição. Embora mantendo a mesma integridade e precisão de engenharia pelas quais o PLS-CADD e o PLS-POLE são bem conhecidos, os menus foram simplificados e a terminologia usual da distribuição foi empregada. Funções avançadas foram removidas e recursos complexos estão protegidos. O PLS-Distribution é baseado em normas, permitindo a seleção de condições meteorológicas predefinidas, critérios de projeto de engenharia e outros padrões. As estruturas podem ser construídas e modificadas a partir de silhuetas predefinidas e projetos inteiros podem ser desenvolvidos rapidamente para novas construções ou para as-built.
O PLS-Distribution não cria padrões de projeto. Para que atue plenamente ele deve receber os arquivos de critérios de projeto, códigos, padrões de estruturas, dados de condutores entre outras características e padrões desenvolvidos no PLS-CADD. Assim, o PLS-Distribution é bastante útil e conveniente para uma empresa que já possui pelo menos um projetista que trabalha com o PLS-CADD para criar os padrões para os projetos das redes de distribuição. Para a criação dos arquivos padrões o PLS-CADD não necessita do módulo Optimum Spotting.
Modelo Único
O modelo desenvolvido pela PLS para o PLS-Distribution é o mesmo modelo do PLS-CADD, portanto, ele pode ser acessado no PLS-Distribution ou na versão completa do PLS-CADD. Isso permite que ambos os programas acessem e trabalhem com o mesmo modelo. Um modelo simplificado da PLS pode ser construído através do PLS-Distribution utilizando as normas da empresa, assim funções básicas, como clearances e capacidades de estrutura, podem ser avaliadas. Um projeto desenvolvido no PLS-Distribuição pode ser aberto na edição completa do PLS-CADD podendo-se assim acessar a todos os recursos de engenharia e relatórios deste último.
Terreno
Os projetos de distribuição podem levar em consideração a conformação real do terreno. O PLS-Distribution tem acesso aos dados SRTM da NASA que irão desenvolver perfeitamente o terreno de um determinado projeto, permitindo que os clearances sejam calculados considerando a ondulação real do terreno, juntamente com as mudanças de flechas e balanços que os condutores e outros cabos experimentam sob diversas condições meteorológicas. O terreno desenvolvido usando quaisquer dados no PLS-CADD pode ser também utilizado no PLS-Distribution.
Critério
O PLS-Distribution possui critérios de projeto de carregamento conforme a norma NESC e as regras do GO-95 (EUA) já desenvolvidos e prontos para seleção (https://www.powline.com/files/criteria.html). Além disso, o PLS-Distribution pode usar qualquer critério desenvolvido na edição completa do PLS-CADD, de forma que os critérios existentes da sua empresa possam ser selecionados. O Supervisor Edition ou PLS-CADD completo pode ser usado para construir, editar e salvar seus próprios critérios que podem então ser simplesmente selecionados no PLS-Distribution.
PLS-POLE
O PLS-Distribution engloba uma edição simplificada do PLS-POLE, que possui todos os dados fundamentais de engenharia. Configurações ou armaduras (frames) padronizadas podem ser usadas para criar rapidamente postes de madeira e aço. Outros materiais podem ser adicionados. Os frames padrões podem ser movidos para cima e para baixo no poste e girados e vários frames podem ser adicionados às estruturas. Todos os estais podem ser movidos de forma independente para atender aos requisitos de projeto ou para atender ao “as-built”. A PLS fornece os frames RUS padrões com o software (consulte https://www.powline.com/files/pls_pole/rus/RUSModels.html)
A edição Supervisor ou a edição Standard do PLS-CADD podem ser usadas para editar esses frames predefinidos ou para desenvolver estruturas a partir de seus próprios padrões. A equipe da PLS e outros consultores estão disponíveis para desenvolver seus frames, caso você não queira fazê-los sozinho. A edição PLS-POLE Distribution executa uma análise completa por elementos finitos em suas estruturas de acordo com ANSI O5, CSA 015 e ASCE 141 Wood Pole MOP.
(https://ascelibrary.org/doi/book/10.1061/9780784415245).
Condutores e Cabos
A PLS trabalha em estreita colaboração com fabricantes de cabos e tem mais de 8.000 condutores, cabos, OPGW, ADSS e cabos de comunicação prontos para serem selecionados e usados no PLS-Distribution.
(consulte https://www.powline.com/files/cables.html). O PLS-Distribution pode usar qualquer cabo desenvolvido pelo usuário, bem como cabos fornecidos diretamente pelo fabricante. Se o cabo que você usa não estiver disponível, você pode pedir ao fabricante para entrar em contato com a PLS que, com a permissão desse fabricante, irá adicionar o referido cabo à lista disponível.
Flechas e Tensões
O PLS-Distribution inclui a análise completa de flechas e tensões baseada no vão regulador pela qual o PLS-CADD é conhecido. As distâncias (clearances) até o solo, obstáculos e vegetação podem ser calculados para a flecha e balanço máximos devido à temperatura, vento e gelo. As estruturas podem ser analisadas com as variações de tensões devido às mudanças de temperatura, vento e gelo. Isso é especialmente crítico em projetos de distribuição onde os vãos são curtos e as folgas são muito pequenas; temperaturas mais frias podem aumentar rapidamente as tensões. Dependendo das variáveis, essas tensões podem facilmente atingir o dobro das tensões instaladas.
Elementos finitos
Uma versão PLS-Distribution+ disponível, adiciona o poder dos recursos de elementos finitos SAPS para condutores e cabos. Isso permite a adição de esferas de sinalização, desviadores de pássaros e quaisquer outras cargas concentradas que podem ser colocadas nos vãos. Também permite a adição e modelagem de jumpers.
(consulte: http://www.powline.com/usrgroup/madison17/handouts/Jumpers.pdf)
Talvez o mais importante para os sistemas de distribuição seja a capacidade de equilibrar as tensões nas estruturas, como a flexão que ocorre quando os comprimentos dos vãos adjacentes não são iguais. Muitas companhias de distribuição e consultores descobriram que esse método de análise reduz bastante o tamanho dos postes necessários, ou o número de postes que precisam ser substituídos em um projeto final resistente a tempestades.
Controle de supervisão
Uma edição PLS-Distribution Supervisor está disponível e permite que um supervisor e/ou engenheiro coordenador acesse todos os critérios e normas para desenvolver, editar e atualizar os mesmos. Relatórios completos são disponibilizados devido a um relatório avançado, como análise de vegetação, cálculos de circuito, EMF, proteção contra raios e qualquer outro relatório ou função que estão disponíveis na edição completa do PLS-CADD.