O SAGSEC é um programa Microsoft Windows poderoso e fácil de usar voltado para a análise estática tridimensional exata não-linear de uma seção de tensão (tramo) de múltiplos vãos (com um único cabo para-raios ou condutor entre dois pontos de ancoragem).
Os suportes estruturais para todos os grampos e isoladores podem ser fixos ou flexíveis (com rigidez transversal e longitudinal especificada). As oscilações dos isoladores, bem como seus pesos e áreas de vento, são considerados em três dimensões.
As esferas de sinalização podem ser instaladas em locais arbitrários ao longo dos vãos. O SAGSEC é comumente usado para determinar as flechas, tensões e reações dos suportes de uma seção de tensão (tramo) quando o conceito simplificado de “vão regulador” não é apropriado. Ele pode calcular a configuração de equilíbrio estático da seção para combinações arbitrárias de:
1) condições de flechamento,
2) velocidade e direção do vento,
3) gelo equilibrado ou desequilibrado,
4) temperatura,
5) condutores ou isoladores rompidos,
6) redistribuição de folgas através de offsets ou outros meios
7) realocações de suportes com um comprimento fixo de cabo entre ancoragens.
O SAGSEC é um programa fácil de usar e com resultados em textos e gráficos de fácil interpretação.
Os relatórios de texto incluem resultados de análises detalhadas e os gráficos exibem a forma de equilíbrio de uma única seção de tensão.
O objetivo da POWER LINE com o SAGSEC é tornar o programa mais otimizado possível para a análise de flechas e tensões de uma única seção de tensão. Isso foi feito omitindo muitos dos recursos que seriam incluídos em um programa mais completo para projetos de linhas.
Os usuários que desejam um conjunto mais completo de recursos para projetos de linhas, incluindo modelagem de terreno, distancias a obstáculos, avaliações, plotação de estruturas, gerenciamento de materiais e geração das folhas de plantas e perfis são melhor atendidos pela edição standard do programa PLS-CADD.
O PLS-CADD e o SAPS também se baseiam na capacidade de calcular flechas e tensões pelo recurso de elementos finitos (FE) oferecido no SAGSEC, o que permite uma modelagem mais sofisticada da flexibilidade da estrutura e da interação entre os cabos de diferentes circuitos e fases do que é possível com o modelo de um único cabo no SAGSEC.
Vão Regulador vs Análise Por Elementos Finitos
A análise tradicional por vão regulador pode ser errada em casos de alterações das cotas dos pontos de fixação do condutor, em vãos que diferem em comprimento do vão regulador e em casos de isoladores rígidos. Esse efeito é ainda mais evidente em casos de vãos curtos adjacentes a vãos longos e é a razão pela qual muitos engenheiros definiram limitações de vãos adjacentes em seus critérios de projeto de linha. O SAGSEC permite que os usuários analisem uma seção do condutor em um ambiente de elementos finitos que é muito mais preciso do que o processo tradicional de projeto usando vão regulador.
Como as concessionárias vem operando suas linhas em temperaturas cada vez mais altas, esse erro se torna ainda mais importante. O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) investigou as limitações da análise por vão regulador e recomenda que algum tipo de análise por elementos finitos seja usado em casos de temperaturas operacionais extremas (IEEE Transactions on Power Delivery, Vol. 14, No. 2, April 1999). O SAGSEC pode ser usado para determinar com precisão as flechas e tensões do condutor associados às crescentes temperaturas operacionais.
Cálculo de tensões em barramentos de subestações
O SAGSEC permite que os engenheiros realizem a análise, anteriormente difícil, das trações nos barramentos das subestações. Em vãos curtos, os isoladores, principalmente os tipos de porcelana e vidro, podem causar flechas imprevistas e tensionamento excessivo dos condutores, o que pode ser prejudicial ao projeto físico do vão, pingos e estruturas associadas, se não forem adequadamente considerados. Os efeitos dos isoladores em vãos curtos, derivações e cargas de curto-circuito podem ser modelados com precisão e as flechas e tensões resultantes podem ser usadas para projetar adequadamente as estruturas do pórtico.
Sumário
O SAGSEC fornece os recursos que um engenheiro estrutural ou eletricista requer para analisar com precisão os sistemas de condutores de uma linha de transmissão ou de uma subestação. Isso é feito usando uma interface gráfica simples e fácil de usar, que se baseia no mecanismo de elementos finitos testado ao longo do tempo. Se você quiser obter mais informações sobre o SAGSEC, entre em contato com Power Line (support@powerlinesystems.com) ou com Isotech.
Resumo dos Recursos
- Programa especializado para a análise de um tramo de tensão com vários vãos
- Executa no Microsoft Windows 10 ou 11 (x64)
- Facilidade extrema de entrada através de menus interativos
- A seção de tensionamento pode incluir ângulos da linha e até 400 vãos com diferentes elevações finais.
- Os isoladores de coluna, deformação e suspensão podem ser usados em todos os locais, incluindo ângulos de linha
- Vãos, isoladores de ancoragem e isoladores de suspensão são modelados como elementos de cabo 3-d exatos
- Cálculo automático de cargas de vento em cabos, esferas de sinalização e isoladores
- Leva em conta o efeito da direção do vento em relação aos vãos
- Determina flechas e cargas oriundas de condições arbitrárias de desequilíbrio de gelo
- Determina as cargas residuais estáticas (RSL) após rompimento de condutores ou isoladores.
- Considera os efeitos das flexibilidades transversal e longitudinal dos pontos de fixação na estrutura
- Determina os efeitos de mover um suporte enquanto o comprimento total do cabo permanece inalterado
- Determina os efeitos da redistribuição ou alteração de folgas por meio de offset de grampeamento ou outros meios
- Cargas verticais concentradas (como pesos de árvores quebradas) podem ser aplicadas em qualquer local do vão
- Determina a configuração de equilíbrio da seção de tensionamento enquanto em roldanas
- Calcula offsets de grampeamento para construção em terrenos montanhosos
- Unidades imperiais ou SI (métricas)
- Manual detalhado do usuário com exemplos
- Manual do usuário on-line/eletrônico vinculado para fornecer ajuda coerente ao contexto
- Módulo gráfico poderoso (trações usadas mostradas em cores diferentes)